sábado, 11 de dezembro de 2010

Casamento: uma ilustração de unidade

{Imagem obtida via google }

Nas Escrituras, a união do casamento é uma metáfora ou retrato do relacionamento entre Deus e seu povo. Na Antigo Testamento, Israel é retratado com a esposa de Javé. Quando Israel se tornou infiel e adorou outros deuses, ele foi descrito como meretriz. (Jr 3:1)
Seu adultério espiritual tornou-se tão repugnante aos olhos de Deus, que Ele lhe deu carta de divórcio.
"Quando, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério, eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio..." Jr 3:8a
Isso era, na verdade, uma separação, pois Deus em seu grande amor pelo povo escolhido, não podia suportar a ideia de romper com Israel uma promessa de renovação.

{Imagem via google}
" Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho. Ali devolverei a ela as suas vinhas, e farei do vale de Açor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como no dia em que saiu do Egito.Naquele dia, declara o Senhor, você me chamará ‘meu marido’; não me chamará mais ‘meu senhor’. Tirarei dos seus lábios os nomes dos baalins; seus nomes não serão mais invocados. Naquele dia farei em favor deles um acordo com os animais do campo, com as aves do céu e com os animais que rastejam pelo chão. Arco, espada e guerra, eu os abolirei da terra, para que todos possam viver em paz. Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor.(*___*) " Os 2:14-20

Nas Epístolas e em Apocalipse, a Igreja é descrita como a Noiva de Cristo. A experiência de obter uma noiva é semelhante para Adão e para Cristo- Deus fez Adão adormecer, Cristo foi colocado em um túmulo. Quando Cristo veio à terra em forma humana, ele deixou o Pai. Quando começou o seu ministério terreno, e finalmente morreu na cruz, deixou sua mãe. Isso tinha o propósito de fazê-lo ligar-se ao objeto do seu amor: seu povo. Quando Ele é recebido no coração de cada pessoa, torna-se com ela uma só carne.

"Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum! " I Co 6:15

Todo o enfoque e todo o curso de uma vida mudam tanto pelo casamento como por uma experiência pessoal com Jesus Cristo. O casamento e o fato de tornar-se um filho de Deus exigem uma morte do "eu" e uma prestação de contas a Deus e a outros. A mulher ou o marido não pode ser fiel a mais de um parceiro, assim como o cristão não pode servir a qualquer outro deus. Os crentes não devem hesitar em entregar-se totalmente a Deus, por causa do alto preço que pagou por eles. Deus dá tudo o que tem; Ele espera que demos tudo de nós em resposta.

" Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. " Rm 12:1,2

No casamento dois corações se unem, tornando-se dependentes um do outro por toda a vida (*-*). Isso é descrito em Jo 15, em que Jesus é a vinha e os crentes, os ramos. É por meio da plenitude do Espírito Santo e de seu controle na vida de cada cônjuge que esse quadro do casamento e o relacionamento paralelo de Cristo com sua Noiva se aperfeiçoam. O Espírito Santo enche e satisfaz a ambos.

Estudo extraído da Bíblia da Mulher, p.1078

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outros textos

Related Posts with Thumbnails