segunda-feira, 5 de julho de 2010

Não faça apenas alguma coisa

O dia estava radiante. O sol refletia esplendor e beleza misturados com seu espectro policromático. Era outono, a estrada que levava ao rio estava coberta de folhas. As flores já não formavam um tapete para os pés cansados que ali estavam todas as manhãs. Uma jovem abaixou-se e uma pá desfez o reflexo perfeito do seu rosto sobre as águas. Ela estava procurando sua matéria-prima: um tipo de argila. Uma mistura ôrganica e inorgânica foi colocado num recipiente e a jovem o transportara com uma força que nem ela sabia de onde vinha. Quando chegou no seu quintal já estava imaginando a forma e as cores que daria para aquele monte de barro. Então ela o deixou sob o sol de outono, até o fim do dia, para que a matéria orgânica impregnada nele se decompusesse e assim não atrapalhasse o processo.

O sol se pôs. Tonalidades de um vermelho alaranjado pintavam o céu . E lá estava a jovem, com um sorriso nos lábios ao contemplar o espetáculo e a imaginar o que faria com aquele monte de barro. Ela regou o monte de matéria inorgânica seca com água, o amassou e começou a retirar todas as impurezas. Era um processo lento e devia ser feito ao entardecer, pois era durante a noite que o barro amolecia depois de um dia inteiro de tratamento exposto ao sol, e assim adquiria a consistência ideal para ser moldado pelas delicadas mãos. A manhã chegou sorrindo e a jovem levantou ansiosa para trabalhar. Ela colocou o barro sobre uma roda, seu principal utensílio. E com grande alegria começou a dar forma aquela matéria-prima, que aos poucos se tornava uma obra de arte. Trabalhar na roda exige grande vocação, prática e perseverança para se conseguir uma perfeita sincronização entre os pés que giram a roda e entre as mãos que transformam o monte de barro. A jovem olhou pensativa, viu que o objeto ainda não estava na forma que ela tanto sonhava. Às vezes era preciso quebrar o que já havia sido feito para fazer novamente conforme ela havia idealizado. E no final de tudo sempre havia um sorriso nos lábios dela ao contemplar a obra de suas mãos.
Pensativa ela entendeu o significado de ser servo. Ela olhou pela janela e viu as nuvens multiformes enfeitando o céu. Olhou para suas mãos e entendeu que também era barro.
E o que ela poderia fazer se não estivesse nas mãos do Grande Oleiro, que também era o Criador dos céus e da terra e de tudo que neles há? Entendeu que servo não é aquele que escuta as ordens do seu Senhor e vai fazer sozinho aquilo que Ele mandou. Na verdade, servo é aquele que reconhece que nada pode fazer sem o Seu Senhor. Até mesmo o barro depois de moldado deve permanecer nas mãos do Oleiro para ser útil em alguma coisa, caso contrário será apenas um monte de barro trabalhado, bonito, mas sem utilidade. Quantas vezes ouvimos a célebre frase: "Não fique aí parado! Faça alguma coisa! ". Mas na verdade o Senhor não quer que façamos apenas alguma coisa. Mas Ele quer que nós permaneçamos em suas mãos enquanto trabalha com amor em nós, nos revelando a Sua perfeita vontade e nos usando conforme os Seus propósitos. O relacionamento com Ele deve vir primeiro. Jesus disse:

"Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. " Jo 15:5

O servo não poderá fazer coisa alguma de valor para o Reino por conta própria. Mas se Deus estiver trabalhando através da vida do seu servo, então esse servo poderá fazer qualquer coisa que Deus pode fazer.
Se realmente desejamos ser servos, então devemos descobrir onde o Mestre está, o que Ele está fazendo e assim nos juntarmos a Ele.

A jovem sorriu ao olhar para o belo vaso que acabara de fazer. Lavou as mãos, pegou sua Bíblia e foi se encontrar com seu Senhor no jardim enfeitado pelas folhas que caíam no chão. E lá se foi, feliz em saber que era como o barro, que precisava ser moldado e acima de tudo permanecer nas mãos do Oleiro para ser usado conforme Sua perfeita vontade.



Texto inspirado num capítulo do livro "Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade". Recomendadíssimo. Certamente vcs ouvirão falar mais dele por aqui! rsrs
Sublime paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outros textos

Related Posts with Thumbnails