sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobre o amor (Parte I)

Numa cena do filme "razão e sensibilidade" (recomendadíssimo =D) baseado na obra homônima de Jane Austen, a jovem Marianne cita o soneto 116 (seu preferido, aliás) de Shakespeare :
{Imagem do site http://weheartit.com/}

"De almas sinceras a união sincera

Nada há que impeça: amor não é amor

Se quando encontra obstáculos se altera,

Ou se vacila ao mínimo temor.

Amor é um marco eterno, dominante,

Que encara a tempestade com bravura;

É astro que norteia a vela errante,

Cujo valor se ignora, lá na altura.

Amor não teme o tempo, muito embora,

Seu alfange não poupe a mocidade;

Amor não se transforma de hora em hora,

Antes se afirma para a eternidade.

Se isso é falso, e que é falso alguém provou,

Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou"


Durante o breve caminhar da humanidade pelos quatro cantos do planeta surgiram diversas formas artísticas para expressar e definir o amor. Entretanto, mesmo durante esses lacónicos milhares de anos pouco aprendemos sobre o que realmente é o amor verdadeiro. E antes de tudo deve ficar claro o que ele não é:

- turbilhão de sentimentos arrebatadores;

- borboletas no estômago;

- afeição egoísta;

- intimidade física, etc.

Há alguns dias Deus tem me levado a refletir sobre o amor. A Bíblia diz em João 3:16 que Deus tanto amou o mundo que não poupou nem mesmo o Seu único Filho. O verbo empregado aí vem do grego Agape, que é o mesmo usado por Paulo em I Cor 13:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

O que realmente é o amor? Essa pergunta que inspirou poetas do todos os cantos do mundo foi respondida por Deus, através de Paulo. Percebemos que ele tem mais a ver com escolha, serviço e renúncia do que com aqueles shows Hollywoodianos. Se você se sente constrangida (o) por esse amor tanto quanto eu, então lhe convido a refletir e a compartilhar a respeito desse maravilhoso dom. Espero e oro para que vidas sejam edificadas!

O amor é o maior e melhor alvo da vida! O que faz você ser quem você é? Qual é o seu referencial para tomar decisões? A nossa vida deve estar alicerçada no amor. A prioridade das nossas vidas deve ser o amor (amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo) porque...

- Sem amor tudo o que eu falo é ineficaz. Nem mesmo se eu falar a língua do anjos, como Paulo diz em I Cor 13:1. Isso vale para todas as áreas de nossas vidas. As nossas ações não devem contradizer as palavras que saem de nossas bocas. E muitas vezes falhamos nas pequenas ações. Aquelas que quase ninguém valoriza, mas que fazem grande diferença na vida das pessoas que nos cercam. A atenção que agente não deu, o "posso ajudar? " que não saiu dos nossos lábios, o " me perdoe", o "muito obrigado" ou até mesmo o "conta comigo". Incluimos em nossas rotinas tantas desculpas para não amar que nem percebos o quanto só estamos fazendo barulho.

"O que agente faz fala muito mais do que só falar. A nossa mão estendida fala mais que do nosso blá blá blá." (Fruto Sagrado)



- Sem amor tudo o que eu sei é incompleto.

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." I Co 13:2

"O saber ensorbebece, mas o amor edifica" I Co 8:1c

Eu sou uma admiradora da ciência. Ela me entusiasma e me ajuda a contemplar a soberania de Deus. O conhecimento é realmente uma arma poderosa, entretanto, sem amor ele é incompleto. O que adianta eu saber todos os segredos do universo se eu não sei amar o Deus Criador e as pessoas ao meu redor? Gosto muito dessa cena do filme Uma mente brilhante. Embora no filme a ênfase seja dada ao romantismo, penso que podemos direcioná-la para ao amor Agape.

Assista aqui...

Certa vez Einstein disse que não existe verdadeira inteligência sem bondade. Eu digo que não existe verdadeira inteligência sem amor. Pode até parecer uma ideia meio antiquada e idealizada num mundo tão capitalista e competitivo, mas se as pessoas vivessem o verdadeiro amor nossa sociedade não estaria tão fria e tão emocionalmente doente quanto está hoje. Parafraseando Charles Chaplin :

Pensamos demasiadamente

Amamos muito pouco

Necessitamos mais de humildade

Que de máquinas.

Mais de bondade, ternura e ágape

Que de inteligência.

Sem isso,

A vida se tornará violenta e

Tudo se perderá.

Também precisamos lembrar que conhecimentos bíblicos sem amor são vazios, pois não transformam, não fazem diferença na vida. Precisamos amar a Palavra e o Deus da palavra para que ela seja viva e eficaz em nossas vidas. Estudar a Bíblia não deve ser um fardo ou uma obrigação, mas sim uma resposta ao desejo ardente de aprender amar a Deus a cada dia, dando importância a quem Ele é e no que Ele pensa. O conhecimento apenas não traz paz ao coração, não alivia a dor, não dá segurança, não leva a uma mudança de atitude. A ação da Palavra em nossas vidas é uma mistura de amor, fé e poder. Os frutos que ela produz em nós são regados com o ágape. O Cristianismo é um estilo de vida cheio de amor.



-Sem amor tudo o que dou é insignificante:

"E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." I Co 13:3

A palavra em questão é: motivação. O altruísmo deve ser uma resposta ao amor. Muitas pessoas ajudam outras por interesse, entretanto para Deus, tais obras não tem valor. Você até pode ser um doador sem amor. Mas ninguém pode ser amoroso sem ser doador. Jesus doou a si mesmo por amor a nós. Deus não poupou o Seu próprio Filho por amor. E nós muitas vezes não conseguimos doar nem mesmo uma parte do nosso tempo para amar. Muitos pais compram um mundo de coisas para os seus filhos, mas não sabem amá-los de verdade. Algumas pessoas agem assim com Deus. Contribuem com grandes quantias em ofertas mas não querem abrir mão de si mesmos para estarem com Ele e mostrá-Lo às outras pessoas. No final da vida o Senhor não olhará para os bens que conquistamos ou quanto dinheiro adquirimos, mas sim para quantas pessoas amamos.



Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor!

Um comentário:

  1. O amor é a base do cristianismo, pois o Amor é o próprio Jesus! Na verdade o amor mais do que um sentimento, é uma escolha, uma opção, uma acção que não basea-se em emoções temporárias. Para aprendermos a amar precisamos primeiramente reconhecer o grande amor que Deus tem pelas nossas vidas. O amor gera amor! =)

    ResponderExcluir

Outros textos

Related Posts with Thumbnails