domingo, 23 de maio de 2010

Reparadores de brechas

O dia estava fresco. Era uma manhã cor de prata. Em baixo da Samanea o vento soprava levando minhas lágrimas embora. Por que alguém choraria em baixo de uma árvore tão linda, num parque que mais parecia um paraíso? A realidade me parecia tão assustadora. Eu pensei em família. Vi muitos casais com seus filhos. Uma mãe tentava dar uma resposta a criança que perguntava por que o papai não fora brincar com ele. Lembrei-me de tantos casos que tenho acompanhado, de famílias totalmente desestruturadas. Eu perguntei a Deus como uma ideia tão linda e sublime se transformou num pesadelo para muita gente. A família está cada vez mais doente.
O casamento é quase uma instituição falida. Quase. Se a família está em crise, a sociedade toda sofre e também entra em crise. Desajustes familiares causam verdadeiros terremotos sociais e espirituais. O que mais vemos em nossos dias são pais ausentes, mães que assumem todos os papéis de liderança de uma casa, avós criando os seus netos, adolescentes gerando filhos, jovens em crise de identidade e inseguros, e assim por diante. Tudo isso é fruto do naufrágio familiar que o nosso país mergulhou nas últimas décadas.Os lares precisam ser restaurados e os relacionamentos curados. Porque no jogo da vida, nenhum sucesso compensa o fracasso na família. Podemos perder ministério, trabalho, amizades, finanças, e até mesmo a saúde. Mas, se perdermos a família, o trauma espiritual e social é gigantesco. Entretanto não podemos fazer da nossa "herança espiritual" uma desculpa para a nossa irresponsabilidade moral. Todos nós temos a chance de ser o (a) reparador(a) de brechas. Os erros dos nossos pais não justificam os nossos.
No capítulo 6 do livro de Juízes, vemos um verdadeiro reparador de brechas e seu nome é Gideão. Ele era filhos de Joás, e estava malhando trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. O Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: " O Senhor está com você, poderoso guerreiro." (Juízes 6.11-12)
Gideão não deixou o inimigo roubar a sua colheita. Atualmente nós também devemos ter discernimento do inimigo. Negar ou ignorar a existência de Satanás é o caminho mais fácil para fazer o que ele quer. Enquanto não estivermos atentos as investidas dele nossos sonhos continuarão sendo roubados, nossas famílias continuarão sendo destruídas, a sociedade continuará naufragando. Por isso não devemos nos esquecer dos grandes feitos de Deus. Gideão queria o agir de Deus.
Ele estava lembrando quão grande é o poder de Deus, enquanto as outras pessoas o tinham esquecido. (Juízes 6.13)
Sozinhos, com as nossas limitações nada podemos fazer. Mas a fraqueza humana sempre combina com o poder de Deus. Eu não tenho poder para fazer um casal se reconciliar, eu não tenho palavras para tratar uma jovem que sofreu abusos dentro da própria família, eu não tenho poder para mudar as circunstâncias e os corações das pessoas. Mas Deus tem! E Ele procura pessoas dispostas a interceder por suas famílias e a construir uma nova geração familiar.

"Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas. E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque." (Juizes 6.24-26)

Joás era um servo de Baal. Estava espiritualmente amarrado e sua família estava completamente contaminada. Entretanto, Gideão se colocou na brecha e intercedeu por sua família. Ao substituir o altar de Baal pelo altar do Senhor, através de um profundo arrependimento de caráter corporativo e intercessório, ele consertou o telhado espiritual de sua família. Antes de ser derrubado na nação, Baal foi derrubado na família de Gideão. Da mesma forma, Deus espera que nós sejamos reparadores de brechas, restauradores de veredas.
"E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador de brechas, e restaurador de veredas com moradias." (Isaías 58.12)
Ao me lembrar dessas palavras, em baixo da Samanea, as lágrimas foram substituídas por um sorriso. Não que a tristeza tivera passado. Mas diante de mim havia esperança. Alguns passos depois encontrei-me com um senhor de aproximadamente 80 anos de idade, 56 anos de matrimônio, 13 netos e uma família construída com fé e amor. Fiquei admirada com o jeito dele falar de sua esposa. Segundo ele uma mulher de beleza inestimável e imperecível, com uma fé inabalável. Uma verdadeira flor. O ágape estava presente em cada palavra que ele usara para falar de Amélia. Então, uma voz dentro de mim sussurrava: "há esperança, minha filha!"
Sim, é preciso coragem, padrões elevados e muita fé. Mas eu creio que minha família será construída numa base forte, porque decidi ser uma reparadora de brechas. Ainda que não haja exemplos em minha própria casa, ainda que eu veja vários casamentos em crise, eu creio que minha história será diferente, porque se Jesus está no meu barco, ele não vai naufragar!

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." Jeremias 29:11

4 comentários:

  1. Que bom ler o teu texto!
    O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Quando Deus habita nos nossos corações, as noites transformam-se em manhãs. E somente Ele nos pode dar esperança para vivermos um futuro alegre, cheio de paz e bons frutos. Ainda que pareça algo impossível de acontecer, tendo em vista as circunstancias que ocorrem nesta sociedade, ainda há esperança. A esperança está Nele, em saber que os seus sonhos são maiores!!

    Desejo que sejas muito feliz ao lado de um homem fiel a Deus. Que os vossos filhos cresçam no entendimento e na prática da Palavra de Deus. E que testemunhem do amor de Cristo, através das vossas vidas e união.

    A Paz de Cristo!!

    ResponderExcluir
  2. Amém Ágata! Sua presença aqui me traz muita alegria! Através das suas postagens no RBF e dos seus comentários aqui minha vida tem sido edificada. Continue escrevendo! Também desejo que o seu lar seja um pedacinho do céu aqui na terra. Sublime paz!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lorraine, estava hoje a procurar alguma imagem que expressasse esperança, e quando me dei conta caí no seu blog, e lendo algumas excritas suas me deparei com esta...na data em q vc escreveu, minha vida estava ótima ao lado do meu esposo, mas hj estou com o coração em pedaços, pois ele me deixou... contudo, acredito sim, q Deus vai rstaurar nosso casamento e cumprir todos os planos dele para minha vida... gostaria apenas de registrar a importancia d lermos palavras como as suas, e acreditar na vontade de Deus como Senhor e Salvador de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Ei Ju, sinto muito pelo que tem acontecido no seu casamento. Mas Deus está cuidando de você e Ele vai realizar os planos que Ele tem para vocês. Sei que não é fácil, mas continue depositando sua fé no Senhor! Estarei orando pela sua vida! Muito obrigada pelas palavras de incentivo, são palavras que vem dEle e minha oração é que que volte para Ele, que vidas sejam abençoadas e que Ele seja glorificado! Fica com o Eterno! Abraço! =**

    ResponderExcluir

Outros textos

Related Posts with Thumbnails