sábado, 18 de setembro de 2010

Uma análise de Provérbios 31

Que a paz de Jesus seja abundante na vida e no coração de vocês!!!Eu fiz a minha análise de provérbios 31, sobre a mulher virtuosa. Espero que edifique a vida de todos que lerem e que seja uma motivação para nós, princesas e guerreiras do Senhor. Que Ele nos ajude a ser como essa fantástica mulher! O melhor de Deus sobre a vida de todos vocês!

VS 10- "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias."
Me lembra que o meu caráter aprovado, a minha integridade, o meu temor a Deus e o meu amor a Jesus é que me fazem preciosa. Uma boa esposa não é aquela que só cuida bem da casa e da sua família. Antes ela é uma serva do Senhor Altíssimo.

VS 11- "O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho."
Saber administrar significa colocar as prioridades em ordem, a ponto de que isso seja perceptível para as outras pessoas mais próximas de nós. Você só confia tranquilamente em alguém quando sabe que os frutos que ela dá são bons.

VS 12-"Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida."
Fazer o bem, é se colocar no lugar do outro, é se preocupar, ajudar, ser uma ponte entre a pessoa e Cristo. É considerar o interesse do outro, é renunciar o egoísmo e ficar atento as necessidades alheias. Sim, fazer o bem significa amar “agapemente”.

VS 13-"Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho."
Estar sempre ocupada de maneira produtiva não é só realizar uma série de tarefas num dia. É investir o seu tempo naquilo que realmente é importante e necessário para suprir suas próprias necessidades e as dos outros. É investir no essencial.

VS 14-"É como o navio mercante: de longe traz o seu pão."
A necessidade mais importante é o arrependimento dos pecados e a restauração da comunhão com Deus através de Jesus. Ele é o pão da vida, o alimento para as nossas almas. Assim uma mulher exemplar, é aquela que compartilha desse alimento com sua família. Mas antes de compartilhar é preciso experimentar.

VS 15-""É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas."
Levantar cedo não é apenas um hábito. Pode significar diligência. A mulher que levanta cedo, que cuida das suas atividades com eficácia dá um bom exemplo de responsabilidade.

VS 16- "Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas."
Uma mulher sábia sabe investir em algo com prudência. Ela analisa a situação e as circunstâncias para que ninguém seja prejudicado e sim abençoado. Dessa forma ela mostra que é submissa a Deus, exercendo bem a mordomia cristã.

VS 17-"É esforçada, forte e trabalhadora."
Ser esforçada, forte e trabalhadora significa seguir o exemplo de Paulo. É estar satisfeita com o pouco e com o muito, sem reclamar, mas continuar o serviço. É não cruzar os braços diante de um desafio e não se acomodar no conforto. Ser forte significa deixar Jesus ser forte em mim, é viver o que Paulo diz em Fp 4:13.

VS 18,19-"Ela percebe que seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Ela prepara fios de lã e de linho para tecer suas próprias roupas."
Se alguém conhece o valor de tudo o que faz, significa que ela costuma estar atenta as suas próprias ações, procurando ser alguém melhor a cada dia. Não é se colocar acima de outros, mas também não é se menosprezar. É se esforçar para fazer tudo da melhor forma possível, buscando a vontade de Deus em primeiro lugar e assim abençoando e cuidando dos outros.

VS 20-"Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado."
Uma mulher virtuosa não se atenta somente às necessidades da sua própria família, mas também está atenta às necessidades das outras pessoas, inclusive aquelas que se encontram a margem da sociedade.

VS 21,22-"Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque sua família tem agasalhos para vestir. Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos."
Muitas vezes acontecem situações difíceis. O inverno chega. E não temos o poder para conter o frio, mas a sensação que a ausência de calor traz dependerá de como enfrentamos essa estação. Em outras palavras, não podemos impedir que os problemas cheguem, mas podemos ajudar as pessoas a passar por ele de uma maneira menos dolorosa se estivermos dispostas a aquecê-las com amor.

VS 23-"Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra."
Esse versículo é muito bonito. O marido de uma mulher virtuosa é conhecido como um “homem de sorte”. Por mais que a mídia hoje em dia sufoque a sociedade empurrando padrões de beleza física “goela abaixo”, temos a certeza de que no relacionamento familiar a beleza do caráter é sem sombra de dúvidas o que realmente importa. Louvo a Deus pelos rapazes que priorizam e admiram acima de tudo o caráter de uma moça antes de se relacionar romanticamente com ela.

VS 24,25-"Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações."
Nesses versículos vejo uma mulher cooperando com o sustento de um lar. Hoje algumas mulheres estão sustentando ao invés de cooperar, e algumas acomodadas quando “as vacas estão magras”. Respeito as mulheres que decidem se ocupar apenas com os trabalhos domésticos (que exige muito esforço), mas também admiro mulheres que conseguem se dedicar a uma profissão e ainda assim ser uma bênção em seu lar. Mas sinceramente, diante de uma situação difícil ($$) deixar o pobre coitado do homem se virar sozinho e nem ao menos “fazer roupas e cintos para vender aos comerciantes” é dose. E bem, tais atitudes explicam um pouco o por que uma mulher sábia é forte, respeitada e não tem medo do futuro.

VS 26-"Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua."
Às vezes fico espantada e preocupada com a falta de sabedoria e delicadeza no falar. E como isso pode nos custar caro. As palavras têm poder. Elas podem ferir mais que uma faca afiada e podem queimar mais que uma brasa viva. Mas também podem fazer sorrir, podem curar uma dor e acalmar uma tempestade interior. Por isso devemos ser sábias, e essa sabedoria só o Senhor pode dar. E se pedirmos certamente Ele não nos negará. (Tg 1:5)

VS 27-"Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família."
Quanto a esse versículo, encontrei um comentário na Bíblia de estudo que encaixa muito bem: “o preguiçoso é mencionado muitas vezes em Provérbios. Sua procrastinação e falta de iniciativa são condenadas com veemência. A insensatez dele é evidente em sua falta de previsão para o futuro. Ele prefere, ao contrário, ficar na cama. Enquanto espera sem nada fazer, as oportunidades vão e, de repente, a pobreza e as necessidades o esmagam”.

VS 28,29-"Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; o seu marido a louva dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas."
É tão lindo ver uma família testemunhando a bênção de ter uma mulher sábia reinando em seu lar. Os filhos e o marido a elogiaram por sua excelência entre as mulheres. Eles, mais do que qualquer pessoa, acompanharam de perto as atitudes dessa mulher diante de todas as situações que a vida trouxe e conhecem realmente o seu caráter. Belo incentivo para nós mulheres, a seguir esse exemplo e a adquirir sabedoria como aquela mulher extraordinária.

VS 30,31-"Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos e de público a louvarão as suas obras."
Só posso terminar com um sonoro amém, desejando profundamente me tornar esse tipo de mulher! Joelhos no chão e mãos a obra! ;D


obs: Usei alguns versículos na NTLH e alguns na versão revista e atualizada.

2 comentários:

  1. Cara Lorraine!!
    Que pensamentos heim!! Essa passagem de Provérbios fala muito comigo e hoje falou de uma forma muito especial através deste artigo! Gostei especialmente desse sonoro amén, pois também estou incluída hehe Um grande abraço! Que o Senhor te faça mesmo essa mulher segundo o Seu coração!

    P.S: Ao ler os teus pensamentos sobre cada versículo lembrei-me de um livro muito bom que se chama: "Bela aos olhos de Deus". Recomendo-te a leitura!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Yeah, amém! Prossigamos firmes flor!
    Ah sim, já ouvi falar nesse livro, quero muito ler! Um grande abraço! Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Outros textos

Related Posts with Thumbnails