sábado, 30 de janeiro de 2010

Preservando o compromisso

O meu coração se alegra ao ler o livro de Rute. Há grandes exemplos de caráter nesse pequeno livro de 4 capítulos. Eu fico imaginando como aconteceu cada cena da história. Imagino as roupas, os cenários, os objetos, as casas, enfim... Infelizmente com uma visão um pouco "hollywoodiana"(rsrs), mas não deixa de ser belo. E o que mais me chama atenção nesse livro é o compromisso de Rute. Na bíblia há muitos personagens que mantiveram-se fiéis no compromisso com Deus. Falei de Abraão num post aqui no blog, em como ele foi fiel obedecendo a Deus e saindo do meio de seu povo. Mas há algo muito peculiar no caso de Rute. Ela decidiu sair do meio do seu povo por vontade própria. Deus não chegou até ela e disse: "Rute, saia da tua parentela e vá com sua sogra Noemi para a terra de Belém." E o Senhor tampouco fez promessas a essa jovem moabita de que dela sairia uma nobre descendência. As únicas motivações de Rute foram o amor e a fidelidade para com a sua sogra claramente observados nessas passagens:

"Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam maridos?...Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela...Disse porém Rute : Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute (1:11,15-17)

O mais engraçado nessa história é que Orfa não fez algo errado. Sua sogra disse para ela partir e quem sabe encontrar um galã moabita, casar-se e ter uma família linda e feliz?!! Orfa resistiu por uns instantes, mas ela não foi firme na sua decisão. Talvez ela tenha dito que não partiria movida por uma emoção diante de tanto sofrimento. Mas Noemi insistiu para que as duas partissem, e bem, lá se foi Orfa. Mas uma moça decidida e abnegada disse em outras palavras: "prefiro sofrer qualquer coisa do que desistir de você sogrinha". O compromisso descreve uma ligação permanente de corações e de vidas que vai além do companheirismo passageiro. É muito mais que uma emoção, ele exige ação, não é possível separá-lo da responsabilidade. O compromisso desenvolve a fé e forma o caráter. É uma disciplina espiritual, é para a vida toda, requer tempo, trabalho e determinação.
E infelizmente isso tem se tornado cada vez mais escasso no mundo atual. Nem mesmo o compromisso com Jesus é mantido. Os altos e baixos da vida sempre existirão, isso significa que compromissos sempre serão testados. Mas devemos seguir o exemplo de Rute e mantê-lo ainda que surjam oportunidades "melhores". Devemos ser decididos, determinados. O mundo seria bem melhor se seres humanos não desistissem uns dos outros tão facilmente. E seria ainda "muito mais melhor de bom" se pessoas não desistissem de amar Jesus profundamente e eternamente.
Vou terminar com um versículo : "...pois tua nora, que te ama,..., te é melhor do que sete filhos." (Rute 4:15).
Não precisa dizer mais né??!

Sublime paz!!

PS: Eu já havia escrito esse post há alguns dias antes de postá-lo aqui. E hoje me veio a mente tantos casos que tenho acompanhado de famílias sendo desfeitas, de casamentos frustrados, de relacionamentos rompidos... e é com lágrimas que expresso o meu pesar. Não deveria ser assim. O que está acontecendo? Eu clamo a Deus por essas vidas. Em 23 anos a taxa de divórcio cresceu 200%. Diante dessa situação muitos já estão desacreditados. Mas eu ainda acredito. Eu acredito no amor, acredito em contos de Deus, acredito que é possível preservar o compromisso, ainda que ele seja testado por terríveis situações. Que o Senhor cumpra Sua perfeita vontade em nós e nos ajude a preservar sobretudo o nosso compromisso com o maior e melhor amor de nossas vidas, Jesus Cristo.

2 comentários:

  1. Que conto mais lindo ^^
    Mais lindo se torna quando sabemos que é uma história verídica!! Rute foi de facto um exemplo de ternura e fidelidade. São poucas as pessoas que renunciariam aos seus sonhos e projectos de vida por amor e compromisso a uma sogra! Grande exemplo para todos nós! No final, ela não foi prejudicada, antes pelo contrário: Deus lhe presenteou alguém que a valorizou e a amou!

    Tal como tu disseste, temos visto tanta destruição e divisão nas famílias! Pia contra filhos e vice-versa, divórcios, famílias destruídas....Mas eu creio na restauração! Apesar de tudo indicar que não, sonho com a restauração das famílias , da liberação do perdão, unidade! Oremos por isso.

    Continua a escrever! Os teus textos são uma inspiração para mim. Beijinhos. Ágata.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada flor!
    Eu também creio que não há impossíveis para Deus!
    Oremos pelas famílias!

    ResponderExcluir

Outros textos

Related Posts with Thumbnails